Crianças do Haiti e da Libéria afirmam ter sido vítimas de violação ou sujeitas a prostituição por parte de elementos das forças de paz das Nações Unidas, destacados nesses países, segundo uma investigação da BBC hoje divulgada.
As crianças, uma das quais de 11 anos, afirmam ter tido, regularmente, relações sexuais com os «capacetes azuis» em troca de alimentos ou dinheiro, segundo a página digital da estação de televisão britânica.
A secretária-geral-adjunta das Nações Unidas para as operações de paz, Jane Holl Lute, admitiu que o problema dos abusos é verdadeiro e que está disseminado.
«Tivemos problemas provavelmente desde o início das forças de paz, problemas deste tipo, de exploração de população vulnerável», adiantou Jane Holl Lute à BBC.
«A minha suspeita é de que este é um problema, ou um potencial problema, em cada uma das nossas missões», adiantou a responsável.
A investigação da BBC insere-se numa série de programas - «Generation Next» - sobre crianças com menos de 18 anos.
Segundo a BBC, no Haiti, uma menina de rua, com 11 anos, afirmou ter sido vítima de abusos sexuais por parte de «capacetes azuis», junto dos portões do Palácio Presidencial, em Port-au-Prince.
Uma outra criança, de 14 anos, descreveu o seu rapto e violação numa base naval das Nações Unidas, há dois anos.
Apesar de indícios médicos e circunstanciais pormenorizados, a denúncia foi abandonada por alegada falta de provas e o presumível violador foi repatriado.
Na Libéria, uma jovem de 15 anos afirmou ter sido atacada por um oficial da ONU, no passado dia 15 de Novembro.
Em Maio deste ano, uma outra investigação da BBC denunciou a prática de abuso sistemático, na Libéria, que envolve a entrega de alimentos a refugiados adolescentes, em troca de sexo.
A ONU reagiu a estas denúncias aumentando medidas de monitorização, com a nomeação de 500 monitores para o país e a introdução de aulas obrigatórias para todos os «capacetes azuis» sobre a forma como devem comportar-se.
O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, garantiu uma política de «tolerância zero» relativamente a estes abusos.
Dados da ONU revelam que 316 «capacetes azuis», de todas as missões, foram investigados, tendo alguns sido demitidos ou repatriados.
A organização «Refugees International» referiu à BBC que «a cultura do silêncio» em alguns destacamentos e o receio do castigo não são suficientes para garantir o cumprimento das regras da ONU.
De acordo com as regras da ONU, os «capacetes azuis» não podem ser julgados no país onde estão destacados, competindo ao país de onde são originários condená-los pelos crimes cometidos.
In: Diário Digital / Lusa - 30-11-2006
quinta-feira, novembro 30, 2006
terça-feira, novembro 07, 2006
Saddam Hussein foi condenado à morte

Como era de esperar, o ex-ditador iraquiano foi condenado. Mas, o tribunal que o julgou e que não dá à opinião pública internacional garantias de imparcialidade, entendeu condená-lo à morte.
Não tenho grandes dúvidas sobre a justiça da sua condenação, mas rejeito a aplicação da pena de morte, por princípio, de quem quer que seja, inclusive de Saddam Hussein.
quarta-feira, setembro 13, 2006
quarta-feira, março 22, 2006
Sérgio Conceição arrisca castigo severo
sábado, março 18, 2006
Prazeres de Inverno
sábado, fevereiro 25, 2006
domingo, fevereiro 19, 2006
Túmulo de Irmã Lúcia já selado na Basílica
O túmulo da Irmã Lúcia na Basílica de Fátima foi selado pelos funcionários do Santuário às 16:52 de domingo, depois de, em cima da urna, ter sido colocado um ramo de rosas brancas oferecido pelo Carmelo de Coimbra.A esta hora completou-se a cerimónia da trasladação do corpo da vidente do Carmelo de Coimbra para o Santuário da Cova da Iria, como era vontade de Lúcia.
Na ocasião da tumulação, a que, além de 18 bispos, participaram algumas personalidades civis, como D. Duarte Pio ou Matilde Sousa Franco, o Bispo de Leira-Fátima fez uma oração, após o que se deu início à Procissão do Adeus, que encerrou as cerimónias da trasladação.
Nas cerimónias de hoje, além dos 18 bispos participaram cerca de 250 padres, alguns dos quais estrangeiros.
Fonte: Agência LUSA - 19-02-2006
sábado, fevereiro 18, 2006
Sem dormir há 33 anos
Desde que apanhou uma febre em 1973, o vietnamita Hai Ngoc não dormiu nem um minuto
No Vietmane, há um homem que não dorme há mais de três décadas. Apesar dos prolongados problemas de insónias, o homem goza de uma saúde de fazer inveja. Depois de décadas sem dormir, este homem da província de Quang Nam nunca esteve doente.
O indivíduo de 64 anos, conhecido por Hai Ngoc, diz que não consegue dormir desde que apanhou uma febre em 1973 e que já contou inúmeros carneirinhos nas mais de 11.700 noites consecutivas sem dormir, segundo o Thanh Nien News.
«Não sei se a insónia tem algum impacto na minha saúde, o que é certo é que continuo saudável e consigo desempenhar todas as tarefas da quinta, diz Ngoc. Para provar que ainda está para as curvas, o vietnamita carrega dois sacos de 50 quilos de fertilizante durante quatro quilómetros todos os dias.
«Já experimentei tomar comprimidos para dormir e medicamentos da medicina tradicional vietnamita, mas nada resultou. Nem sequer uns minutinhos consigo dormir», diz. Os médicos que o observaram dizem que tem uma saúde de ferro.
Fonte: Portugal Diário - 18-02-2006
No Vietmane, há um homem que não dorme há mais de três décadas. Apesar dos prolongados problemas de insónias, o homem goza de uma saúde de fazer inveja. Depois de décadas sem dormir, este homem da província de Quang Nam nunca esteve doente.
O indivíduo de 64 anos, conhecido por Hai Ngoc, diz que não consegue dormir desde que apanhou uma febre em 1973 e que já contou inúmeros carneirinhos nas mais de 11.700 noites consecutivas sem dormir, segundo o Thanh Nien News.
«Não sei se a insónia tem algum impacto na minha saúde, o que é certo é que continuo saudável e consigo desempenhar todas as tarefas da quinta, diz Ngoc. Para provar que ainda está para as curvas, o vietnamita carrega dois sacos de 50 quilos de fertilizante durante quatro quilómetros todos os dias.
«Já experimentei tomar comprimidos para dormir e medicamentos da medicina tradicional vietnamita, mas nada resultou. Nem sequer uns minutinhos consigo dormir», diz. Os médicos que o observaram dizem que tem uma saúde de ferro.
Fonte: Portugal Diário - 18-02-2006
sexta-feira, fevereiro 17, 2006
sábado, fevereiro 11, 2006
Jesus Cristo de limão

Numa altura em que se contesta a representação de Maomé em «cartoons», surge, num acto de liberdade de expressão e creatividade, a figura de Jesus Cristo construída com limões e laranjas, destinada a um festival intitulado «Carnavais do Mundo» a decorrer em Menton, no sul de França até ao dia 26 de Fevereiro.
Fonte: Expresso On-line - 11-02-2006
sexta-feira, fevereiro 03, 2006
As maravilhas do Photoshop
sábado, dezembro 10, 2005
Regra básica para ser promovido
Quem trabalha muito ... erra muito;
Quem trabalha pouco ... erra pouco;
Quem não trabalha ... não erra;
E quem não erra ... É PROMOVIDO.
sexta-feira, novembro 11, 2005

Os chineses lêem o que nós não lemos.....Aqui está a razão pela qual os chineses têm olhos diferentes!
Tentem ler o texto da imagem anexa.Caso não consigam perceber nada, tentem lê-lo enquanto puxam a pele do lado exterior dos olhos de maneira a ficar com os olhos próximos da forma dos olhos dos chineses.
Agora já compreendem porque têm os chineses os olhos daquela forma...
In Internet
quarta-feira, novembro 09, 2005
sexta-feira, outubro 21, 2005
quarta-feira, outubro 12, 2005
Excelente fotografia
Esta foto é real. Foi tirada às 6h da manhã deste fim-de-semana. Isso só ocorre 1 vez por ano. Quem a tirou teve de ligar para o serviço meteorológico, que o informou que ocorreria às 3h da manhã. Então ele dirigiu-se até à praia de Botafogo. Contudo, teve de esperar até às 6h, quando o dia já estava clareando.Acha que valeu a espera?
Fonte: Internet
sexta-feira, outubro 07, 2005
Num bar

Boa tarde!
Tarde.... Diga
Queria uma água com gás
Fresca ou natural?
Fresca
Com ou sem sabor?
Pode ser de limão.
Frieze limão, Castelo Bubbles, Carvalhelhos limão?
Sei lá, traga-me uma qualquer... Frieze.
Frieze limão já acabou... Pode ser morango, tangerina ou maracujá?
Esqueça... traga-me umas Pedras...
Fresca ou natural?
Fresca...
Com ou sem limão?
Sem...
Normal ou levíssima?
Quê?
Normal ou uma nova que saiu, que é mais leve...
Meu amigo, traga-me uma Bohemia e esqueça o resto...
Sagres Bohemia não temos . Só temos normal, preta e zero.
Então traga uma Superbock.
Garrafa ou imperial?
Garrafa.
Superbock mormal, Green, Twin ou Stout?
Porra , já perdi a sede.
quinta-feira, outubro 06, 2005
Existe um país que...
* Existe um país onde um cidadão de 81 anos depois de ter cumprido 10 anos de mandato como Presidente da República e de ter estado 10 anos de molho decide candidatar-se novamente para salvar o país de um fantasma, passando por cima de um amigo de longa data. Como já tinha feito com um outro há uns anos atrás.
* Existe um país onde três candidatos às autárquicas com fortes probabilidades de vencer, estão indiciados por processos fraudulentos e uma outra candidata a candidata, com mandato de prisão emitido e foragida no Brasil, tem toda a cidade a aguarda-la tal qual D.Sebastião.
* Existe um país onde o único escritor galardoado com o prémio nobel da Literatura vive no país vizinho.
* Existe um país de onde é oriundo aquele que é considerado o melhor treinador de futebol da actualidade, cujo seleccionador nacional é brasileiro.
* Existe um país onde o maior sucesso nacional do ano é um disco de originais de um músico que morreu há quinze anos.
* Existe um país onde os dois guarda-redes da selecção nacional são suplentes de dois guarda-redes da mesma nacionalidade nos respectivos clubes.
* Existe um país onde o nome da mascote do principal evento desportivo alguma vez organizado começa por uma letra (k) que não faz parte do seu alfabeto.
* Esse país é muito estranho....
In Internet
* Existe um país onde três candidatos às autárquicas com fortes probabilidades de vencer, estão indiciados por processos fraudulentos e uma outra candidata a candidata, com mandato de prisão emitido e foragida no Brasil, tem toda a cidade a aguarda-la tal qual D.Sebastião.
* Existe um país onde o único escritor galardoado com o prémio nobel da Literatura vive no país vizinho.
* Existe um país de onde é oriundo aquele que é considerado o melhor treinador de futebol da actualidade, cujo seleccionador nacional é brasileiro.
* Existe um país onde o maior sucesso nacional do ano é um disco de originais de um músico que morreu há quinze anos.
* Existe um país onde os dois guarda-redes da selecção nacional são suplentes de dois guarda-redes da mesma nacionalidade nos respectivos clubes.
* Existe um país onde o nome da mascote do principal evento desportivo alguma vez organizado começa por uma letra (k) que não faz parte do seu alfabeto.
* Esse país é muito estranho....
In Internet
terça-feira, outubro 04, 2005
Política à portuguesa
"Eu (Alberto João Jardim) quero daqui dizer a esse Jorge Coelho, de quem toda a gente parece ter medo em Portugal, que eu não tenho medo dele, nem sequer fisicamente".
Fonte: Diário de Notícias - 03-10-2005
Fonte: Diário de Notícias - 03-10-2005
quarta-feira, agosto 31, 2005
Mário Soares avança para um terceiro mandato
Subscrever:
Mensagens (Atom)







