terça-feira, maio 24, 2005

Défice: PSD responsabiliza governo de Guterres

O PSD responsabiliza o governo de António Guterres pelo valor de 6,83% do défice apurado pela comissão independente às contas públicas nacionais, acusando o PS de ter deixado aumentar a dimensão do Estado.
«Infelizmente, a previsão do valor divulgado não surpreende, até porque - como é sabido - vem na linha de uma crise orçamental que eclodiu, com toda a gravidade, em 2001, no tempo do anterior Governo socialista, que deixou aumentar entre 1996 e 2001 a dimensão do Estado, em contra-ciclo com as economias nossas concorrentes», afirmou hoje Dulce Franco, vogal da comissão política nacional do PSD.
Numa declaração na sede nacional social-democrata, sem direito a perguntas, a ex-secretária de Estado do ministro da Economia do Governo de Durão Barroso rejeitou ainda qualquer responsabilidade do anterior executivo de maioria PSD/CDS-PP, considerando mesmo que sem as medidas impostas pelos social-democratas a situação seria bem pior.
«O PSD face à herança recebida, deu um significativo e corajoso combate ao défice orçamental», disse Dulce Franco, lamentando que, nessa altura, o PS só tenha sabido criticar, «nunca tendo tido uma palavra positiva ou de apoio».
Prometendo que agora, e ao contrário do que o PS fez, o PSD «não criticará por criticar» as decisões que o governo de José Sócrates irá tomar, Dulce Franco elegeu como prioridade no combate ao défice orçamental a redução da despesa do Estado.
«É no excesso da despesa do Estado face ao nível da produção nacional que reside o problema. O Estado gasta demais e gasta mal», disse.
Fonte: Diário Digital / Lusa - 23-05-2005

Sem comentários: